Design de videogame: principais considerações para desenvolvedores

Os jogos se tornaram uma das formas de entretenimento mais populares do mundo. A indústria de videogames é um negócio multibilionário e continua a crescer a cada ano. O lançamento de novos jogos e consoles de jogos aumentou o interesse tanto na criação de novos jogos quanto na reprodução de títulos existentes. Com tantas pessoas interessadas em jogos, faz sentido que os desenvolvedores considerem como podem fazer com que seus jogos se destaquem da multidão, concentrando-se em determinados elementos que atrairão jogadores de todos os grupos demográficos.

A arte e a ciência do design de jogos

O design de jogos é uma mistura de arte e ciência. Não basta ser apenas um artista; você também precisa entender a ciência do design de jogos. Afinal, não faz sentido criar um jogo de aparência incrível se ninguém quiser jogá-lo!

Um bom designer de jogos entende a psicologia humana e como as pessoas se comportam em diferentes situações. Eles sabem o que nos deixa felizes (ou tristes) e como tomamos decisões com base em nossas emoções ou reações instintivas. Os designers de jogos usam esse conhecimento para criar experiências divertidas para todos os envolvidos: os jogadores têm prazer em jogar, enquanto os desenvolvedores têm satisfação em criar algo de sucesso que gera receita. Se você estiver interessado em modelagem de jogos 3D como parte do design de jogos, poderá explorar mais sobre isso em https://kevurugames.com/game-art/3d-game-modeling/. Este recurso fornece informações valiosas sobre a arte e a ciência da modelagem de jogos 3D.

Conceitualização e ideias de jogos

Ao desenvolver uma ideia de jogo, você deve pensar em três coisas:

  • Como desenvolver uma ideia de jogo.
  • Como transformar seu conceito em algo jogável.
  • Que tipo de jogo você deseja criar e como ele funcionará no mundo real (ou seja, quais recursos são importantes para o seu conceito)?

O primeiro passo é descobrir que tipo de experiência você deseja que os jogadores tenham com seu jogo. Você pode ter uma ideia que parece ótima à primeira vista, mas na verdade não funciona bem como um produto acabado quando levada em consideração de todos os ângulos. Você precisa ter certeza de que qualquer conceito escolhido se enquadra no escopo do que é possível com o atual tecnologia ao mesmo tempo que é divertido o suficiente para os jogadores, então eles vão querer mais do que apenas uma sessão de jogo!

Mecânica de jogo e jogabilidade

A mecânica do jogo são as regras do seu jogo. Ao projetar um videogame, é importante entender o que constitui uma boa jogabilidade e como diferentes elementos podem funcionar juntos para criar uma experiência agradável para os jogadores. A jogabilidade refere-se ao jogo real, incluindo coisas como interação com outros jogadores ou NPCs (personagens não-jogadores), coleta de itens no jogo e seu uso como parte de estratégias, etc.

A mecânica do jogo tem diversas finalidades: oferece desafios aos jogadores; eles adicionam complexidade para que a jogabilidade não seja muito simples; eles ajudam a manter os jogadores engajados, forçando-os a situações em que terão que pensar estrategicamente em vez de fazer o que vier naturalmente; finalmente, uma boa mecânica de jogo força os jogadores a sair de sua zona de conforto, ao mesmo tempo em que é justa o suficiente para que todos tenham chances iguais de sucesso com base no nível de habilidade, e não apenas na sorte (o que pode significar menos diversão no geral).

À medida que você se aprofunda no design do seu jogo, é crucial fazer a si mesmo uma série de perguntas importantes sobre videogame para garantir que a mecânica do jogo esteja no caminho certo. Essas perguntas podem incluir aspectos como “O jogo é desafiador, mas não frustrante?” ou “A mecânica está alinhada com a história e o mundo do jogo?” e mais. Abordar adequadamente essas questões é um passo fundamental para refinar e aperfeiçoar seu jogo.

Personagem e Design Mundial

No design de jogos, o design de personagens e o design de mundo tratam da criação de uma história, bem como de um cenário para essa história acontecer. O design de personagens e de mundo também pode ser considerado parte do design de níveis porque envolve a construção de uma experiência com a qual o jogador pode interagir.

O design do personagem geralmente se concentra na criação de um avatar que represente o seu jogador, que pode ser uma pessoa real ou algo totalmente diferente (como um animal). O importante aqui é que eles sintam que não são apenas mais um peão neste mundo virtual, mas sim alguém especial que importa mais do que os outros, porque foram projetados especificamente para você pelo desenvolvedor do jogo!

Visuais, gráficos e estilo artístico

Visuais e gráficos são uma parte importante dos jogos. Eles ajudam a contar a história, criar um clima e definir o tom do jogo. O estilo artístico do seu jogo deve ser consistente com a mecânica de jogo; por exemplo, se você estiver trabalhando em um FPS (tiro em primeira pessoa), então sua arte deve ser realista, mas não hiper-realista, porque faria sentido que houvesse respingos de sangue nas paredes quando alguém morresse nesse tipo de cenário.

A aparência do seu jogo também deve ser apropriada para o seu público-alvo; se o seu público-alvo são crianças ou adolescentes, usar cores brilhantes, como o laranja, fará com que eles se sintam felizes enquanto jogam, ao passo que, se fossem adultos, usar cores escuras, como o preto, lhes daria uma sensação intensa, então escolha com sabedoria!

Promoção e marketing de jogos

A promoção e o marketing de jogos são importantes para os jogos. O título, a capa e a descrição de um jogo desempenham um papel importante na atração de jogadores para o seu jogo.

O mesmo vale para capturas de tela e trailers. Isso pode ajudá-lo a criar entusiasmo em torno do seu título antes mesmo de seu lançamento, para que as pessoas fiquem ansiosas para colocar as mãos nele quando estiver disponível!

Como você pode ver, há muito em que pensar ao projetar um jogo. Não se trata apenas de ter uma ideia e fazê-la acontecer, há muitos outros fatores que devem ser levados em consideração antes que seu jogo esteja pronto para lançamento. No entanto, se você reservar um tempo de cada dia para considerar esses pontos, estará no caminho certo para criar algo incrível!

Deixe um comentário